sábado, 21 de setembro de 2013

O "dízimo" de Abraão

Quantos "servos" de Cristo hoje que nós podemos realmente afirmar que cumprem o que o Senhor Jesus ordenou para aqueles que o desejavam seguir?
Muitos falam dEle, em púlpitos e de bíblia na mão, mas quantos nós já conhecemos que na hora de pedir a ajuda financeira das comunidades se restringem a imitar o exemplo do Mestre, limitando-se a sugerirem que os "irmãos" os ajudassem com ofertas que Deus ...lhes pusesse no coração e sem nunca pronunciar a palavra "dízimo?
Para justificarem isso afirmam até que:
"Abraão deu o "dízimo" a Melquisedeque, logo sendo Jesus chamado Sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque, também seus seguidores o podem fazer", contornando assim o facto de Jesus não descender da linhagem de Levi e logo por isso não lhe ser legítimo cobrar dízimos referentes à lei levítica.

Mas vejamos que tipo de "dízimo" Abraão entregou a Melquisedeque?
Deus tomou a iniciativa de requerer esse dízimo a Abraão, para o tornar um homem rico e próspero, ou tratou-se simplesmente de um ACTO VOLUNTÁRIO de gratidão do próprio Abraão para com o livramento concedido em determinadas circunstâncias de sua vida?
Mais:
De que bens ou riquezas, Abraão entregou esse "dízimo", das dele enquanto fruto de seu trabalho, ou de despojos de uma campanha contra terceiros, que visou o resgate de seu sobrinho, família e bens das mãos dos mesmos?

Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Hebreus 7:1-2

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

Gênesis 14:18-20


(Aqueles que poupam os lobos, sacrificam as ovelhas)


Claramente se vê pelas escrituras que este "dízimo" foi uma OFERTA VOLUNTÁRIA de Abraão dos despojos da campanha, pela gratidão de seu coração para com o livramento de Deus alcançado, e não para que o "devorador" fosse repreendido por Melquisedeque e Abraão enriquecesse a partir desse momento.

Posto isto, é lícito e coerente afirmar, que aos seguidores de Cristo (Sacerdotes de Deus O Pai segundo a ordem de Melquisedeque tal como Jesus Cristo), apenas lhes é legítimo aceitarem as OFERTAS VOLUNTÁRIAS de Amor e gratidão que seus irmãos na fé assim entendam lhes conceder, e nunca podendo reclamar para si o direito sobre "dízimos" do povo de Deus segundo a Lei  levítica a qual apenas à tribo de Levi e seus descendentes concedia tal privilégio.

Assim, verifique a quem você está se sujeitando em sua comunidade, atente o tipo de pregação que é usado pelos que tomam a palavra no seio delas quando toca a questões de finanças.

Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho. 1 Coríntios 9:14
EVANGELHO (segundo o dicionário online de língua portuguesa do Aurélio): s.m. Doutrina de Jesus Cristo: pregar o Evangelho. / Livros que contêm essa doutrina, a vida e história de Cristo, e que fazem parte do Novo Testamento. / Fig. Coisa que merece fé e confiança:
Não se deixe pois confundir com "pregadores" (leia-se predadores) eloquentes e cheios de conhecimento da bíblia em geral, pois evangelho, apesar de fazer parte da bíblia enquanto compilação de livros inspirados por Deus, ele não se confunde com os restantes livros dela nos seus contextos e propósitos

Sem comentários:

Enviar um comentário