sábado, 14 de setembro de 2013

A Herança roubada (Livro de Enoque) 105

Livro de Enoque





Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5
 
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14-15

Capítulo 105

1 Depois de um tempo, meu filho Matusalém tomou uma esposa para seu filho Lameque.
2 Ela ficou grávida dele, e deu um filho, a carne do qual era tão branco quanto a neve, e vermelho como uma rosa; o cabelo de sua cabeça era branco como o algodão, e longo; e cujos olhos eram belos. Quando ele os abriu, ele iluminou toda a casa, como o sol; toda a casa abundou de luz.
3 E quando ele foi tirado da mão da parteira, Lameque seu pai ficou espantado com dele; e correndo veio ao seu próprio pai Matusalém e disse: Eu gerei um filho, diferente dos outros filhos. Ele não é humano; mas, assemelhando-se à geração dos anjos do céu, é de uma natureza diferente das nossas, sendo completamente diferente de nós.
4 Seus olhos são brilhantes como os raios do sol; seu semblante é glorioso, e ele parece como se não pertencesse a mim, mas aos anjos.
5 Eu estou temeroso de que algo miraculoso deva acontecer na terra nestes dias.
6 E agora meu pai, deixa-me pedir e requerer de ti ir ao nosso progenitor Enoque, e aprender dele a verdade; pois sua residência é com os anjos.
7 Quando Matusalém ouviu as palavras de seu filho, e veio a mim nas extremidades da terra; pois ele estava informado de que eu estava lá: e ele chorou.
8 Eu ouvi sua voz, e fui a ele dizendo: Vede, eu estou aqui, meu filho; já que tu vieste a mim.
9 Ele respondeu e disse: Por causa de um grande evento eu venho a ti; e por causa de uma visão difícil de ser compreendida eu me aproximei de ti.
10 E agora, meu pai, ouvi-me; pois ao meu filho Lameque um filho nasceu, o qual não se parece com ele; e cuja natureza não é igual à natureza do homem. Sua cor é mais branca que a neve; ele é mais vermelho que a rosa; o cabelo de sua cabeça é mais branco que a lã; seus olhos são iguais aos raios do sol; e quando ele abriu-os ele iluminou toda a casa.
11 Quando ele foi tomado da mão da parteira,
12 Seu pai Lameque temeu, e fugiu para mim, não acreditando que a criança pertencesse a ele, mas que ele assemelha-se aos anjos do céu. E eis que eu vim a ti para que possas me apontar a verdade.
13 Então eu, Enoque, respondi e disse: O Senhor efectuará uma nova coisa sobre a terra. Isto eu tenho explicado, e visto numa visão. Eu tenho mostrado a ti que nas gerações de Jared meu pai, aqueles que estavam no céu desconsideraram a palavra do Senhor. Eis que eles cometeram crimes; deixaram de lado sua classe, e misturaram-se com mulheres.Com elas também eles transgrediram; casaram-se com elas e geraram filhos.(144)

(144) Depois deste versículo, um papiro grego acrescenta: "os quais não são iguais aos seres espirituais, mas criaturas de carne" (Milik, p. 210).

14 Uma grande destruição, portanto virá sobre toda a terra; um dilúvio, uma grande destruição, tomará lugar em um determinado ano.
15 Esta criança que nasceu ao teu filho sobreviverá na terra, e seus três filhos serão salvos com ele. Enquanto toda a humanidade que está na terra morrerá, ele estará a salvo.
16 E sua posteridade procriará na terra os gigantes, não espirituais, mas carnais. Sobre a terra uma grande punição será infligida, e ela será lavada de toda corrupção. Agora, portanto, informa ao teu filho Lameque que aquele que é nascido é seu filho na verdade; e seu nome será chamado Noé, pois ele será um sobrevivente. Ele e seus filhos serão salvos da corrupção que tomará lugar no mundo; de todo o pecado e de toda a iniquidade que consumirá a terra em seus dias. Depois disso haverá uma impiedade maior do que aquela que antes havia se consumado na terra; pois eu estou familiarizado com santos mistérios, que o próprio Senhor descobriu e explicou a mim; e os quais eu li nas tábuas do céu.
17 Nelas eu vi escrito, que geração após geração transgredirá, até que uma raça de justo se levantará; até que transgressão e crime desapareçam da face da terra; até que toda bondade venha sobre ela.
18 E agora, meu filho, vai dizer ao teu filho Lameque;
19 Que a criança que é nascida é na verdade seu filho; e que não há decepção.
20 Quando Matusalém ouviu as palavras de seu pai Enoque, o qual lhe havia mostrado toda coisa secreta, ele retornou com entendimento, e chamou o nome da criança Noé; porque ele consolou a terra por causa de toda sua destruição.
21 Outro livro, que Enoque escreveu para seu filho Matusalém, e para aqueles que deviam vir depois dele, e preservar sua pureza de conduta nos últimos dias. Tu, que tens trabalhado, esperarás naqueles dias, até que os que praticam o mal sejam consumidos, e o poder do culpado seja aniquilado. Espera, até que passe o pecado; pois seus nomes serão apagados dos livros santos; sua semente seja destruída, e seus espíritos mortos. Eles clamarão e lamentarão na vastidão invisível, e no fogo sem fundo eles queimarão. (145) Ali eu percebi, como se fosse uma nuvem através da qual não se podia ver; pois das profundezas dela eu fui incapaz de olhar para cima. Eu vi também uma chama de fogo ardente brilhante, e como se fossem montanhas brilhantes passando ao redor, e agitadas de lado a lado.

(145) No fogo sem fundo eles queimarão. Literalmente "no fogo eles queimarão, onde ali não é terra" (Laurence, p. 178).

22 Então eu inquiri de um santo anjo que estava comigo e disse: o que é esse esplêndido objecto? Pois não é céu, mas só uma chama de fogo que queima; e nela há o clamor de exclamação, de ai, e de grande sofrimento.
23 Ele disse: Ali, àquele lugar que tu viste, serão confiados os espíritos dos pecadores e blasfemadores; daqueles que praticam o mal, e perverterão tudo o que Deus disse pela boca dos profetas; tudo o que eles deviam fazer. Pois com respeito a estas coisas ali haverá registos e serão impressos no céu, para que os anjos possam lê-las e saber o que acontecerá aos pecadores e aos espíritos dos humildes; àqueles que sofreram em seus corpos, mas têm sido recompensados por Deus; os quais têm sido injuriosamente tratados pelos homens iníquos; os quais têm amado a Deus, que não tem acumulado nem ouro nem prata, nem qualquer coisa no mundo, mas deram seus corpos ao tormento;
24 A estes que no período de seu nascimento não tem estado cobiçosos de riquezas terrenas; mas tem se resguardado como um alento que passa.
25 Tal tem sido sua conduta; em muito o Senhor os tem provado; e seus espíritos têm sido encontrados puros, para que eles possam abençoar Seu nome. Todas as suas bênçãos eu tenho relatado num livro; e Ele os tem recompensado; pois eles têm sido encontrados a amar o céu com uma eterna aspiração. Deus tem dito: Enquanto eles têm sido pisados por homens iníquos, eles têm ouvido deles insultos e blasfémias; e tem sido ignominiosamente tratados, enquanto eles me abençoam. E agora eu chamarei os espíritos do bem da geração da luz, e mudarei aqueles que nasceram em escuridão; os quais não tem tido seus corpos recompensados em glória, como sua fé possa ter merecido.
26 Eu os trarei para a esplêndida luz daqueles que amam meu santo nome: e Eu colocarei cada um deles em um trono de glória, da glória peculiarmente sua, e eles descansarão durante períodos inumeráveis. Rectos são os julgamentos de Deus;
27 Pois ao fiel ele dará fé nas habitações dos justos. Eles verão aqueles que tem nascido na escuridão, para a escuridão serão lançados; enquanto que os justos descansarão. Os pecadores clamarão, vendo-os, enquanto eles existem em esplendor e prosseguem em direcção dos dias e períodos a eles prescritos.



                                                                  FIM


NOTA DA ADMINISTRAÇÃO:

Este livro faz parte dos apócrifos da bíblia que devem apenas ser tomados em consideração pelos estudiosos da Bíblia, naquilo em que não contradizem as Escrituras dela, e que trazem mais luz ao que já lá está descrito, como é o caso das referências a Enoque e seu papel na história da Humanidade.
Pelo facto de estes livros terem sido perseguidos pelo clero católico (não todo, mas a maioria), eles foram preservados em segredo por aqueles que se afastaram do rumo que essa "igreja" tomou por mais de 1700 anos.
Apenas uma parte da cristandade nunca os excluiu do seu conjunto de Escrituras em que criam, e essa parte foi a igreja que se formara na Etiópia, que seria a semente da actual igreja Copta.
Mas para além dessa comunidade, outros pergaminhos referentes ao Livro de Enoque ligeiramente diferentes foram encontrados noutras regiões, como foi o caso dos manuscritos do Mar Morto já em pleno Séc. XX.
Por tudo isto, é aconselhável ao cristão, ter estes livros como uma fonte histórica de conhecimento apenas no que à bíblia não lhes sejam contrários em sua essência espiritual, pois é muito provável que com o decorrer do tempo, muitos destes grupos minoritários possam ter-se virado para uma crença cristã de carácter mais "gnóstico" e "místico", o que justificaria certas passagens destes livros que nos apresentam relatos imbuídos de um "paganismo" acentuado (atente-se para a história de José no livro de Jasher, por exemplo).
Como nos aconselha a própria bíblia, deverá o cristão que busca conhecer mais um pouco da história da vida dos patriarcas, reter aquilo que de bom estes livros conterem, e considerar como suspeito aquilo que "ferir" a essência da história de Israel e do Corpo de Cristo.
Abraço e que Deus nos abençoe em Nome de Jesus Cristo (Yeoushua).

Sem comentários:

Enviar um comentário