sexta-feira, 15 de março de 2013

A Heraça roubada (Livro de Jasher) 16,17,18

Livro de Jasher (Justos)




E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro. Josué 10:13

(Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher): 2 Samuel 1:18

CAPÍTULO 16



1 Naquele tempo, Quedorlaomer rei de Elão enviou a todos os reis vizinhos, para Nimrod, rei deSinar que estava então sob seu poder, e Tidal, rei de Goyim, e Arioque, rei de Elasar, com quem fez um pacto, dizendo: Subam a mim e ajudem-me, para que possamos ferir todas as cidades de Sodoma e seus habitantes, pois se rebelaram contra mim estes 13 anos.
2 E estes quatro reis subiram com todos os seus homens, cerca de 800 mil homens, e eles foram, e feriram a todo o homem que encontraram no seu caminho.
3 E os cinco reis de Sodoma e de Gomorra, Shinab rei de Admá, Zeboyim rei de Shemeber, Bera, rei de Sodoma, Bersha rei de Gomorra, e Bela rei de Zoar, saíram para enfrenta-los, e todos eles se juntaram no vale de Sidim.
4 E estes nove reis fizeram guerra no vale de Sidim, e os reis de Sodoma e Gomorra foram derrotados diante dos reis de Elão.
5 E o vale de Sidim estava cheio de poços de cal e os reis de Elão perseguiram os reis de Sodoma, e os reis de Sodoma com seus acampamentos fugiram e cairam nos poços de cal, e todos os quesobreviveram foram para a montanha em busca de segurança, e os cinco reis de Elão vieram depois deles e os perseguiram até às portas de Sodoma, e eles levaram tudo o que havia em Sodoma.
6 E eles saquearam todas as cidades de Sodoma e Gomorra, e tomaram também Ló, filho do irmão de Abrão, e sua propriedade, e apreenderam todas as mercadorias das cidades de Sodoma eeles foram embora, e Unic, servo de Abrão, que estava na batalha, viu isso, e disse a Abrão tudo o que os reis tinham feito com as cidades de Sodoma, e que Ló fora levado cativo por eles.
7 E Abrão ouviu isso, e ele levantou-se com cerca de 318 homens que estavam com ele, e ele naquela noite perseguiu esses reis e os feriu, e todos eles caíram diante de  Abrão e seus homens, e não havia nenhum restou mas os quatro reis fugiram, e eles foram cada um pelo seu caminho.
8 E Abrão recuperou todos os bens de Sodoma, e ele também recuperou Ló e sua propriedade, suas esposas e filhos e para tudo que lhes pertencia, e a Ló não faltou nada.
9 E quando ele voltou de ferir esses reis, ele e seus homens passaram o vale do Sidim onde os reis fizeram guerra juntos.
10 E Bera, rei de Sodoma, e o resto de seus homens que estavam com ele, saíram dos poços de cal em que haviam caído, para cumprimentar Abrão e seus homens.
11 E Adonizedeque rei de Jerusalém, o mesmo era Shem, saiu com seus homens para cumprimentar Abrão e seu povo, com pão e vinho, e permaneceram juntos no vale de Meleque.
12 E Adonizedeque abençoou Abrão, e Abrão deu-lhe o dízimo de tudo o que ele tinha trazido do despojo de seus inimigos, para Adonizedeque era um sacerdote diante de Deus.
13 E todos os reis de Sodoma e Gomorra que estavam lá, com seus servos, pediram a Abrão que ele devolvesse seus servos que ele fizera cativo, e tomasse para si toda a propriedade.
14 E Abrão respondeu os reis de Sodoma, dizendo: Como vive o Senhor que criou o céu e da terra, e que remiu a minha alma de toda a angústia, e que me livrou hoje de meus inimigos, e os deu na minha mão, eu não vou levar nada pertencente a vocês, para que vocês não se vangloriem de amanhã, dizendo, Abrão ficou rico da nossa propriedade que ele salvou.
15 Porque o Senhor meu Deus, em quem confio me disse: Nada te falta, pois eu te abençoarei em todas as obras das tuas mãos.
16 E agora, pois, eis que aqui está tudo que lhes pertence, levem e vão, como o Senhor vive eunão reterei nada de vocês, com exceção da despesa do alimento de quem saiu comigo para a batalha, como também as partes dos homens que foram comigo, Anar, Ashcol e Manre, eles e os seus homens, assim como também os que tiveram de vir junto para cuidar da bagagem, eles devem tomar a sua parte dos despojos.
17 E os reis de Sodoma deu Abrão concordaram com tudo o que ele tinha dito, e eles insistiram para que ele tomasse de tudo o que ele quisesse, mas ele não quis.
18 E ele enviou os reis de Sodoma e o restante de seus homens, e deu-lhes ordens sobre Ló, e eles foram para seus respectivos lugares.
19 E Ló, filho de seu irmão, ele também foi mandado embora com sua propriedade, e foi com eles,e Ló voltou para sua casa, para Sodoma, e Abrão e seu povo voltaram para sua casa para as planícies de Manre, que fica em Hebron.
20 Naquele tempo o Senhor novamente apareceu a Abrão, em Hebron, e ele disse-lhe: Não temas,a tua recompensa é muito grande diante de mim, porque eu não te deixarei, até que eu te tenha multiplicado, e abençoado e feito a tua descendência como as estrelas no céu, de forma que não possa ser medida nem contada.
21 E eu darei à tua descendência todas estas terras que tu vês com os teus olhos, pois a ela eu a darei por herança para sempre, apenas ser forte e não temas, anda diante de mim e sê perfeito.
22 E no ano septuagésimo oitavo da vida de Abrão, no ano que morreu Reu, filho de Pelegue, e todos os dias da Reu foram 239 anos, e morreu.
23 E Sarai, filha de Harã, mulher de Abrão, ainda era estéril naqueles dias, e ela ainda não tinha dado a Abrão, filho ou filha.
24 E, quando viu que ela não dava à luz filhos, ela tomou sua serva Hagar, a quem Faraó tinha dado a ela, e ela a deu a Abrão seu marido para uma mulher.
25 Para Hagar aprender todas as formas de Sarai, e Sarai como ensinou ela, e ela se lhe sujeitava em tudo.
26 E disse Sarai a Abrão: Eis aqui está a minha serva Hagar, entra a ela para que ela possa gerar de joelhos, para que eu possa obter também crianças através dela.
27 E, ao fim de dez anos de habitação Abrão na terra de Canaã, tinha Abrão 85 anos de idade, Sarai deu Hagar a ele.
28 E ouviu Abrão a voz de sua esposa Sarai, e ele tomou sua serva Hagar e Abrão entrou a ela e ela concebeu.
29 E, quando Hagar viu que ela havia concebido ela se alegrou muito, e seu senhora era desprezada aos seus olhos, pois ela disse dentro de si, isso só pode significar que eu sou melhor aos olhos de Deus do que Sarai minha senhora, pois todos os dias que a minha patroa esteve com meu senhor, e ela não concebeu, mas o Senhor me fez em tão pouco tempo conceber por ele.
30 E quando Sarai viu que Hagar tinha concebido por Abrão, Sarai ficou com ciúmes dela, e disse Sarai dentro de si, esta é certamente melhor do que eu sou.
31 E disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti, pois no momento em que tu oraste diante do Senhor por crianças porque não pediste por mim, para que o Senhor me deixasse ter semente de ti?
32 E quando eu falo a Hagar na tua presença, ela despreza as minhas palavras, porque ela concebeu, e tu não falas nada a ela; que o Senhor julgue isso que tu tens feito a mim.
33 E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão, faz-lhe como te parecer bom aos teus olhos, e Sarai a afligiu, e Hagar fugiu dela para o deserto.
34 E um anjo do Senhor a encontrou no lugar onde ela tinha fugido, e ele disse: não tenhas medo, pois eu multiplicarei a tua descendência, pois terás um filho e tu lhe chamarás de Ismael; agora pois volta para Sarai tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos.
35 E Agar chamou o lugar  Beer-Laai-roi, é entre Cades e do deserto de Bered.
36 E naquela época voltou Agar à casa de seu senhor, e no final dos seus dias, Hagar gerouum filho a Abrão, e Abrão pôs o nome de Ismael e Abrão tinha oitenta e seis anos de idadequando ela gerou ele.

CAPÍTULO 17




1 E, naqueles dias, no ano nonagésimo primeiro da vida de Abraão, os filhos de Quitim fizeram guerra com os filhos de Tubal, pois quando o Senhor espalhou os filhos dos homens sobre a face da terra, os filhos de Quitim foram e instalaram-se na planície de Canopia, e construíram cidades, e habitaram ao longo do rio Tibreu.
2 E os filhos de Tubal habitaram em Tuscanah, e os seus limites alcançaram o rio Tibreu, e os filhos de Tubal construíram uma cidade em Tuscanan, e chamaram-na pelo nome de Sabinah, segundo o nome do filho de Tubal Sabinah seu pai, e habitaram ali até este dia.
3 E naquele tempo, os filhos de Quitim fizeram guerra com os filhos de Tubal, e os filhos de Tubal foram derrotados diante dos filhos de Quitim, e os filhos de Quitim mataram 370 homens dos filhos de Tubal.
4 E naquele tempo os filhos de Tubal juraram aos filhos de Quitim, dizendo: Você não casarão entre nós, e ninguém de nós dará sua filha a qualquer um dos filhos de Quitim.
5 Porque todas as filhas de Tubal eram naqueles dias belas, e nenhumas mulheres eram em toda terra tão formosas como as filhas de Tubal.
6 E todos aqueles que se encantavam com a beleza das mulheres iam ter com as filhas de Tubal e tomavam esposas delas, e os filhos dos homens, reis e príncipes, que admiravam muito a beleza das mulheres, tomaram esposas naqueles dias das filhas de Tubal.
7 E, ao fim de três anos após os filhos de Tubal tinha jurado aos filhos de Quitim não lhes dar as suas filhas por mulheres, cerca de 20 homens dos filhos de Quitim foram tomar algumas das filhas de Tubal, mas não as acharam.
8 Pois os filhos de Tubal mantiveram seu juramento de não casar com eles, e eles não os fizeram quebrar seus juramentos.
9 E nos dias de colheita, os filhos de Tubal trabalhavam em seus campos para fazer sua colheita, quando os jovens de Quitim reuniram-se e foram à cidade de Sabinah, e cada homem levou uma jovem das filhas de Tubal, e regressaram para suas cidades.
10 E os filhos de Tubal sabendo disso, foram fazer guerra com eles, e eles não puderam prevalecer sobre eles, pois a montanha era muito alta para eles, e quando eles viram eles não poderiam prevalecer sobre eles, voltaram para a sua terra.
11 E no final desse ano, os filhos de Tubal foram e contratou cerca de 10 mil homens daquelas cidades que estavam perto deles, e eles entraram em guerra com os filhos de Quitim.
12 E os filhos de Tubal entraram em guerra com os filhos de Quitim, para destruir a sua terra e exterminar, e esforçaram-se os filhos de Tubal e prevaleceram sobre os filhos de Quitim, e os filhos de Quitim, vendo que estavam em grande aflição, levantaram crianças que tinham tido com as filhas de Tubal, sobre o muro que tinha sido construído, diante dos olhos dos filhos de Tubal.
13 E os filhos de Quitim lhes disseram: Vocês vieram para fazer a guerra com seus próprios filhos e filhas, e não temos tido nós mesmos consideração por vossa carne e ossos até agora?
14 E quando os filhos de Tubal ouviram isso, eles deixaram de fazer guerra com os filhos de Quitim, e eles foram embora.
15 E eles voltaram para suas cidades, e os filhos de Quitim naquela época juntaram-se e construíram duas cidades à beira-mar, e eles chamaram uma de Purtu e a outra de Ariza.
16 E Abrão, o filho de Tera tinha então 99 anos de idade.
17 Naquele tempo, o Senhor apareceu-lhe e disse-lhe, vou fazer a minha aliança entre mim e ti, e grandemente multiplicarei a tua descendência, e esta é a aliança que faço entre mim e ti, que cada criança tua do sexo masculino deve ser circuncidado, tu e tua descendência.
18 Com oito dias de idade terão que ser circuncidados, e essa aliança será na vossa carne por uma liança eterna.
19 E agora, portanto, o teu nome não deverá mais ser chamado Abrão, mas Abraão, e tua mulher não deverá mais ser chamada de Sarai, mas Sara.
20 Pois eu vos abençoarei a ambos, e multiplicarei a tua descendência e te tornarás uma grande nação, e reis sairão de você.


CAPÍTULO 18


1 E Abraão levantou-se e fez tudo o que Deus lhe ordenara, e levou os homens da sua casa e os comprados por seu dinheiro, e todos foram circuncidados como o Senhor lhe tinha ordenado.
2 E não houve nenhum a quem não circuncidou, e Abraão e seu filho Ismael foram circuncidados na carne de seu prepúcio; treze anos de idade tinha Ismael quando ele foi circuncidado na carne do seu prepúcio.
3 E no terceiro dia, Abraão saiu de sua tenda e sentou-se à porta para desfrutar do calor do sol, durante a dor de sua carne.
4 E o Senhor lhe apareceu na planície de Manre, e enviou três de seus anjos ministeriais para visitá-lo, e ele estava sentado na porta da tenda, e ele levantou os olhos e viu, e eis três homens vinham de uma distância, e ele se levantou e correu para encontrá-los, e ele inclinou-se para eles e trouxe-os para sua casa.
5 E ele lhes disse: Se agora tenho achado graça em seus olhos, entrem e comam um pedaço de pão, e insistindo co eles, entraram deu-lhes água e lavaram seus pés, e ele os colocou debaixo de uma árvore na porta da tenda.
6 E Abraão correu e pegou um bezerro, tenro e bom, e ele apressou-se a matá-lo, e deu aseu servo Eliezer para o cozinhar.
7 E veio Abraão a Sarah na tenda, e disse-lhe: Prepara rapidamente três medidas de farinha fina, amasse-o e faz bolos para cobrir o pote contendo carne, e ela fez isso.
8 E Abraão apressou-se e trouxe diante deles manteiga e carne, leite e carne de carneiro, e deu-lhes diante deles para comerem, e eles comeram.
9 E quando eles tinham acabado de comer um deles lhe disse, eu voltarei para ti no tempo de vida determinado, e Sara, tua mulher terá um filho.
10 E os homens depois partiram e seguiram seus caminhos para o lugar para o qual foram enviados.
11 E naqueles dias, todas as pessoas de Sodoma e Gomorra, e das cinco cidades inteiras, se tornaram extremamente ímpios e pecadores contra o Senhor e provocaram o Senhor com as suas abominações, e cresciam em malignidade e desdenhavam diante do Senhor, e suas maldades e crimes eram naqueles dias grandes, diante do Senhor.
12 E eles tinham em suas terras um vale muito grande, cerca de metade de um dia de caminhada, e nele havia fontes de água e uma grande quantidade de forragem em torno da água.
13 E todas as pessoas de Sodoma e Gomorra iam lá quatro vezes no ano, com as suas esposas e filhos e todos os que pertenciam a eles, e eles se alegraram lá com adufes e danças.
14 E no tempo de regozijo todos iriam lançavam mão das esposas de seus vizinhos, e alguns, as filhas virgens dos seus vizinhos, e cada homem via seu esposa e filha nas mãos de seu vizinho, e não diziam uma só palavra.
15 E eles o faziam de manhã à noite, e depois voltavam para casa de cada um para sua casa e cada mulher à sua tenda, e eles o faziam quatro vezes no ano.
16 E também quando um estranho entrava em suas cidades e traziam bens que ele havia comprado com o objectivo de dispor deles lá, as pessoas dessas cidades se reuniam, homens, mulheres e crianças, jovens e velhos, e tomavam seus bens pela força, distribuindo um pouco por cada homem até que nada restasse de todos os bens do proprietário, que ele tinha trazido para a terra.
17 E se o proprietário das mercadorias brigasse com eles, dizendo: O que é este trabalho que vocês fazem a mim, então eles se aproximavam para ele, um por um, e cada um lhe mostraria o parte com que ficara e ameaçavam-no, dizendo: Eu só retive o pouco que tu me deste; e quando ele ouviu isso de todos eles, ele se levantava e se retirava deles na tristeza e amargura de alma, e todos o seguiam, e o expulsavam para fora da cidade com grande barulho e tumulto.
18 E houve ali um homem do país de Elão, que percorria descansadamente a estrada, sentado sobre seu jumento, que carregava um manto fino de diversas cores, e o manto estava preso com um cabo em cima do jumento.
19 E o homem estava em sua viagem passando pelas ruas de Sodoma, quando o pôr do sol se deu e anoiteceu, e ele permaneceu lá, a fim de passar a noite, mas ninguém o deixava entrar em sua casa, e naquela época havia em Sodoma um homem mau e travesso, hábil para fazer o mal, e seu nome era Hedad.
20 E ele levantou os olhos e viu o viajante na praça da cidade, e ele veio a ele e disse: Donde vens e para onde vais tu?
21 E o homem disse a ele, eu estou viajando de Hebron para Elão onde eu pertenço, o sol se pôs e ninguém me deixa entrar em sua casa, embora eu tivesse pão e água e também palha e forragem para meu jumento, e nada me falta.
22 E Hedad respondeu, e disse-lhe: Tudo o que precisas serão fornecidos por mim, mas na rua não permanecerás toda a noite.
23 E Hedad o levou para sua casa, e ele pegou o manto do jumento pelo cabo, e os trouxe para a casa dele, e ele deu-lhe a palha e forragem ao jumento, enquanto o viajante comeu e bebeu na casa Hedad, e ficou ali naquela noite.
24 E pela manhã o viajante se levantou de madrugada para continuar sua jornada, quando Hedad disse a ele; Espera, consola o teu coração com um bocado de pão e depois vai, e o homem o fez, e ele permaneceu com ele, e ambos comeram e beberam juntos durante o dia, até que o homem se levantou para ir.
25 E Hedad disse-lhe: Eis que agora o dia está em declínio, será melhor permanecer toda a noite para que o teu coração possa descansar, e instou com ele para que ele ali permanecesse toda a noite, e ao segundo dia, ele levantou-se cedo para ir embora, quando Hedad o pressionou, dizendo: Conforta teu coração com um bocado de pão e depois vai, e ele permaneceu e comeu com ele também o segundo dia, e então o homem se levantou para continuar sua jornada.
26 E Hedad disse-lhe: Eis que agora o dia está em declínio, permanece comigo para consolar o teu coração e de manhã, levanta-te de madrugada e vai-te.
27 E o homem não quis ficar, mas levantou-se e albardou o seu jumento, e enquanto ele estava selando o jumento, a esposa de Hedad disse a seu marido: Eis que este homem permaneceu connosco por dois dias comendo e bebendo, e ele não nos deu nada, e agora ele irá ele para longe de nós sem dar nada? E Hedad e disse a ela para se calar.
28 E o homem albardou o seu jumento para ir, e ele pediu a Hedad para lhe dar o cabo e o manto para amarrá-lo em cima do jumento.
29 E Hedad disse a ele, que dizes? E ele lhe disse: Que o meu Senhor me devolvas o cabo e o manto feito com diversas cores que tu guardaste contigo em tua casa para cuidar dele.
30 E Hedad respondeu o homem, dizendo: Esta é a interpretação do teu sonho, o cabo que tu falas, significa que a tua vida vai se prolongará para fora como um cordão, e o manto colorido com todos os tipos de cores, significa que terás um vinhedo em que plantarás árvores de todas as frutas.
31 E o viajante respondeu, dizendo: Não é assim, meu senhor, pois eu estava bem acordado quando eu te dei o cabo e também o manto de tecido com cores diferentes, que tu retiras-te do jumento para guardares para mim, e Hedad respondeu, e disse: Certamente eu te disse a interpretação do teu sonho e é um sonho bom, e esta é a sua interpretação.
32 Ora, os filhos dos homens dão-me quatro peças de prata, que é minha responsabilidade para interpretar sonhos, e de ti eu só exijo três peças de prata.
33 E o homem ficou chocado com as palavras de Hedad, e ele chorou amargamente, e ele trouxe Hedad a Serak, juiz de Sodoma.
34 E o homem expôs a sua causa diante de Serak, o juiz, e Hedad respondeu, dizendo: Não é assim, mas, assim e assim, a matéria se encontra, e o juiz disse ao viajante: Este homem Hedad fala a verdade de ti, porque ele é famoso nas cidades para a interpretação precisa de sonhos.
35 E o homem chorou ao ouvir a palavra do juiz, e ele disse: Não é assim, meu Senhor, por que foi de dia que eu lhe dei o cordão e manto, que estava em cima do jumento, a fim de colocá-los em sua casa, e ambos disputaram perante o juiz, dizendo: Assim era o problema, e o outro, que declarava contrário.
36 E Hedad disse ao homem: Dá-me quatro peças de prata que eu levo pelas minhas interpretações de sonhos, não vou fazer qualquer desconto, e dá-me a despesa dos quatro refeições que tu comeste em minha casa.
37 E o homem disse a Hedad, Verdadeiramente eu te pagarei pelo que eu comi em tua casa, se me devolveres cabo e o manto que tu escondes-te em tua casa.
38 E Hedad respondeu perante o juiz e disse ao homem: Não te disse eu a interpretação do teu sonho? o cabo significa que os teus dias serão prolongados como uma corda, e o manto, um vinhedo que desejas, em que plantarás todos os tipos de árvores frutíferas.
39 Esta é a interpretação adequada do teu sonho, agora me dá-me as quatro peças de prata que eu exijo como compensação, para te farei nenhum desconto.
40 E o homem gritou às palavras de Hedad e ambos discutiram diante do juiz, e o juiz deu ordem aos seus servos, que os levaram precipitadamente para fora da casa.
41 E eles se retiraram do juiz embora discutindo, e quando o povo de Sodoma os ouviu, eles se reuniram com eles e eles exclamaram contra o estrangeiro, e expulsaram-no da cidade.
42 E o homem continuou sua viagem em cima de sua bunda com amargura de alma, lamentando e chorando.
43 E enquanto ele estava indo ele chorou o que tinha acontecido com ele na cidade corrupta de Sodoma.






 


Sem comentários:

Enviar um comentário