sábado, 31 de agosto de 2013

A Herança roubada (Livro de Enoque) 84, 85, 86, 87

Livro de Enoque





Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5
 
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14-15

Capítulo 84

1 Depois disto eu vi outro sonho, e expliquei-o todo a ti, meu filho. Enoque levantou-se e disse a seu filho Matusalém: A ti, meu filho, eu falarei. Ouvi minha palavra, e inclina teu ouvido ao sonho visionário de teu pai. Antes que eu tivesse casado com Edna, tua mãe, eu vi uma visão em minha cama; (95)

(95) Esta segunda visão de enoque parece representar em linguagem simbólica a história completa do mundo desde o tempo de Adão até o julgamento final e o estabelecimento do Reinado Messiânico. (Charles, p. 227).

2 E vi, uma vaca crescer da terra;
3 E esta vaca era branca.
4 Depois disso uma novilha fêmea cresceu; e com ela outro bezerro: (96) Um deles era negro, e outro era vermelho. (97)

(96) Outro bezerro. O senso parece requerer que a passagem deve ser lida: "dois outros bezerros" (Laurence, p. 121).

(97) Caim e Abel.

5 O bezerro negro então golpeou o vermelho, e o perseguiu sobre a terra.
6 Daquele tempo em diante eu não pude ver nada mais a respeito do bezerro vermelho; mas o negro aumentou de tamanho, e uma novilha fêmea veio com ele.
7 Depois disto eu vi muitas vacas procederam, reunindo-se a ele, e seguindo após ele.
8 A primeira jovem fêmea também saiu da presença da primeira vaca; e procurou o bezerro vermelho, mas não o encontrou.
9 E ela lamentou com grande lamentação, enquanto ela procurava por ele.
10 Então eu olhei até que aquela primeira vaca veio até ela, e desse tempo em diante, ela se tornou silente, e cessou de lamentar.
11 Depois disso ela pariu outra vaca branca.
12 E novamente pariu muitas vacas e novilhos negros.
13 Em meu sonho eu também percebi um touro branco, o qual de igual maneira cresceu, e se tornou num grande touro branco.
14 Depois dele muitas vacas brancas vieram, se juntando a ele.
15 E eles começaram a parir muitas outras vacas brancas, que se assemelharam a eles e seguiram umas às outras.

Capítulo 85

1 Novamente eu olhei atentamente, enquanto dormindo, e examinei o céu acima.
2 E vi uma estrela cair do céu.
3 A qual estando erguida, comeu e fugiu de entre aquelas vacas.
4 Depois disso eu vi  outras vacas grandes e vacas negras; e vi todas elas mudarem suas baías e pastagens, onde seus jovens começam a misturarem-se uns com o outro. Novamente eu vi em minha visão, e examinei o céu; então vi muitas estrelas descendo, e projectando-se do céu para onde a primeira estrela estava,
5 No meio destes jovens; enquanto as vacas estavam com eles, alimentando-se no meio deles.
6 Eu olhei e observei-os; quando olhei, eles todos agiram segundo a maneira dos cavalos, e começaram a se aproximar das vacas novas, e todas elas ficaram prenhas, e geraram elefantes, camelos e asnos.
7 Nisto todas as vacas ficaram alarmadas e apavoradas; quando elas começaram a morder com seis dentes, tragando e golpeando com seus chifres.
8 Elas começaram também a devorar as vacas; e vi todos os filhos da terra tremerem, chocados com o terror deles, e de repente fugiram.

Capítulo 86

1 Novamente eu percebi-os, quando eles começaram a morder e devorarem-se uns aos outros; e a terra clamou. Então eu levantei meus olhos uma segunda vez em direcção ao céu, e vi numa visão que, eis que vieram do céu como se fosse a semelhança de homens brancos. Um veio um, e três com ele.
2 Aqueles três, que vieram por último, pegaram-me pela minha mão; e ergueram-me das gerações da terra, elevaram-me a uma alta estação.
3 Então eles mostraram-me uma elevada torre na terra, enquanto todo monte tornou-se diminuído. E eles disseram: Permanece aqui, até que percebas o que virá sobre esses elefantes, camelos, e asnos, sobre as estrelas, e sobre as vacas.

Capítulo 87

1 Então eu olhei para um dos quatro homens brancos, que veio primeiro.
2 Ele segurou a primeira estrela que caiu do céu.
3 E amarrando-a, mãos e pés, lançou-a a um vale; um vale estreito, profundo, estupendo, e escuro.
4 Então um deles puxou sua espada, e deu-a aos elefantes, camelos, e asnos, que começaram a morder uns aos outros. E toda a terra tremeu por causa deles.
5 E enquanto eu via a visão, eis, um daqueles quatro anjos que vieram, lançados do céu, reuniu e tocou todas as grandes estrelas, cuja forma assemelha-se parcialmente à dos cavalos; e amarrando-os todos, mãos e pés, lançou-as nas cavidades da terra.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário