domingo, 11 de agosto de 2013

A Herança roubada (Livro de Enoque) 52, 53, 54, 55

Livro de Enoque





Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5
 
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14-15

Capítulo 52

1 Ali meus olhos viram um profundo vale, e larga era sua entrada.
2 Todos os que habitam na terra, no mar, e nas ilhas, trarão para ele dons, presentes e oferendas; contudo aquele profundo vale não se encherá. Suas mãos cometerão iniquidade. Tudo quanto eles produzirem por labor será devorado pelos pecadores por crime. Mas eles perecerão de diante da face do Senhor dos espíritos e da face de sua terra. Eles se levantarão, e não falharão para sempre.
3 Eu vi anjos de punição, os quais estavam habitando ali, e preparando todos os instrumentos de Satã.
4 Então perguntei ao anjo da paz que continuava comigo, para quem aqueles instrumentos eram preparados.
5 Ele disse: Estes são preparados para os reis e poderosos da terra, para que assim eles pereçam.
6 Depois que os justos e a casa escolhida de sua congregação aparecerão, e desde então serão imutáveis no nome do Senhor dos espíritos.
7 Nem aquelas montanhas existirão na sua presença como a terra e os montes, como as fontes de água existem. E os justos serão aliviados da vexação dos pecadores.

Capítulo 53

1 Então eu olhei e me virei para outra parte da terra, onde vi um profundo vale de fogo ardente.
2 Para esse vale, eles levaram os monarcas e os poderosos.
3 Ali meus olhos viram os instrumentos que eles fizeram, correntes d e ferro sem peso. (47)

(47) Sem peso. Ou, "de imensurável peso" (Knibb, p. 138).

4 Então eu perguntei ao anjo da paz que estava comigo, dizendo: Para quem essas correntes são preparadas?
5 Ele respondeu: Estas são preparadas para as hostes de Azazeel, para que eles sejam entregues e julgados a uma menor condenação, e para que seus anjos sejam subjugados com pedras arremessadas, como o Senhor dos espíritos ordenou.
6 Miguel e Gabriel, Rafael e Fanuel serão fortalecidos naquele dia, e então os lançarão numa fornalha de fogo ardente para que o Senhor dos espíritos possa ser vingado pelos crimes que eles cometeram; porque eles se tornaram ministro de Satã, e seduziram aqueles que habitam sobre a terra.
7 Naqueles dias punição virá do Senhor dos espíritos, e os receptáculos de água que estão acima nos céus serão abertos, e igualmente as fontes que estão sob a terra.
8 Todas as águas, que estão nos céus e abaixo deles, serão reunidas e se misturarão.
9 A água que está acima no céu será o agente; (48)

(48) Agente. Literalmente, "macho" (Laurence, p. 61).

10 E a água que está sob a terra será o recipiente, (49) e todos os que habitam sobre a terra serão destruídos e os que habitam sob as extremidades do céu.

(49) Recipiente. Literalmente, "fêmea" (Laurence, p. 61).

11 Por esses meios eles entenderão a iniquidade que cometeram na terra, e por esses meios perecerão.

Capítulo 54

1 Depois disso o Ancião de dias arrependeu-se, e disse: Em vão eu destrui todos os habitantes da terra.
2 E ele jurou por seu grande nome, dizendo: De agora em diante eu não agirei mais assim para com todos aqueles que habitam sobre a terra.
3 Mas eu colocarei um sinal nos céus; (50) e ele será uma fiel testemunha entre mim e eles para sempre, tantos quantos os dias do céu durarem sobre a terra.

(50) Cp. Gen. 9:13, "Eu colocarei meu arco na nuvem, e ele será um sinal do convénio entre mim e a terra".

4 E depois disso, de acordo com esse meu decreto, quando eu estiver disposto a prende-los antecipadamente, pela instrumentalidade dos anjos, no dia da aflição e da perturbação, minha ira e minha punição permanecerá sobre eles, minha punição e minha ira, diz Deus, o Senhor dos espíritos.
5 Ó vós reis, ó vós poderosos, que habitam o mundo, vereis meu Eleito, assentado sobre o trono da minha glória. E Ele julgará Azazeel, todos seus associados, em nome do Senhor dos espíritos.
6 Ali igualmente eu vi as hostes dos anjos que estavam se movendo em punição, confinadas numa rede de ferro e bronze. Então eu perguntei ao anjo da paz, que estava comigo: Para quem estes sob confinamento estão indo.
7 Ele disse: Para todos os seus eleitos e seus amados, (51) para que eles possam ser lançados nas fontes e profundas fendas do abismo.

(51) Para cada um dos… seus amados. Ou, "Para cada um de seus escolhidos e para os seus amados" (Knibb, p. 139).

8 E aquele vale será cheio com seus eleitos e amados; os dias cuja vida serão consumados, mas os dias de seus erros serão inumeráveis.
9 Então príncipes (52) se combinarão e juntos conspirarão. Os chefes do leste, entre os Partos e Medos, removerão reis, nos quais um espírito de perturbação entrará. Ele os lançará de seus tronos, saltando como leões de seus esconderijos, e como lobos famintos no meio do rebanho.

(52) Príncipes. Ou, "anjos" (Cha0rles, p. 149; Knibb, p. 140).

10 Eles subirão e pisarão na terra de seus eleitos. A terra de seus eleitos estará diante deles. O caminho, e a cidade do meu povo justo impedirá o progresso de seus cavalos. Eles se levantarão para destruir uns aos outros; sua mão direita se estenderá; o homem não conhecerá seu amigo ou seu irmão;
11 Nem o filho de seu pai ou de sua mãe; até que o número dos corpos de seus mortos sejam completados, pela sua morte e punição. Nem isto acontecerá sem causa.
12 Naqueles dias a boca do inferno será aberta, na qual eles serão imersos; o inferno destruirá e tragará os pecadores da face dos eleitos.

Capítulo 55

1 Depois disto eu vi outro exército de carruagens com homens dirigindo-as.
2 E eles vieram sobre o vento do leste, desde o oeste, e do sul. (53)

(53) Desde o sul. Literalmente "do meio do dia". (Laurence, p. 63).

3 O som do barulho de suas carruagens foi ouvido.
4 E quando aquela agitação aconteceu os santos fora do céu perceberam-na; o pilar da terra abalou-se desde a sua fundação e o som foi ouvido desde as extremidades da terra até às extremidades do céu ao mesmo tempo.
5 Então eles caíram e adoraram o Senhor dos espíritos.
6 Este é o fim da segunda parábola.





 

Sem comentários:

Enviar um comentário