sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Herança roubada (Livro de Enoque) 27, 28, 29, 30, 31

Livro de Enoque





Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. Hebreus 11:5
 
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
Judas 1:14-15

Capítulo 27

1 Dali eu fui em direcção do leste para o meio da montanha no deserto, do qual somente o nível da superfície eu percebi.
2 Ele estava cheio de árvores da semente aludida; e água jorrava sobre ela.
3 Ali apareceu uma catarata composta de muitas cachoeiras voltadas tanto para o oriente quanto para o ocidente. Sobre um lado havia árvores; sobre o outro água e orvalho.

Capítulo 28

1 Então eu fui para outro lugar do deserto; em direcção ao leste daquela montanha da qual eu havia me aproximado.
2 Ali eu vi árvores escolhidas, (32) particularmente aquelas que produzem o cheiro doce opiato, incenso e mirra; e árvores diferentes umas das outras.

(32) Árvores escolhidas. Literalmente "árvores de julgamento"(Laurence, p. 35; Knibb, p. 117).

3 E sobre elas havia a elevação da montanha ocidental, a não grande distância.

Capítulo 29

1 Igualmente vi outro lugar com vales de água que nunca param,
2 Onde percebi uma agradável árvore, a qual em odor assemelha-se a Zasakinon. (33)

(33) Zasakinon. A árvore de mastic (Knibb, p. 118).

3 Em direção ao vale eu percebi o cinamomo de doce odor. Sobre eles avancei em direcção ao leste.

Capítulo 30

1 Então vi outra montanha contendo árvores, da qual água fluía como Neketro. (34) Seus nomes eram Sarira, e Kalboneba. (35) E sobre esta montanha eu vi outra montanha, sobre a qual haviam árvores de Alva. (36)

(34) Neketro. O nectar (Knibb, p. 119).
(35) Sarira, e Kalboneba. Styrax e galbanio (Knibb, p. 119).
(36) Alva. Aloé (Knibb, p. 119).

2 Estas árvores estavam cheias como amendoeiras, e fortes; e quando elas produziam frutos eram superiores a toda redolence.

Capítulo 31

1 Depois destas coisas, inspecionando as entradas do norte acima das montanhas, vi montanhas e percebi sete montanhas repletas de puro nardo, árvores odoríferas e papiro.
2 Dali eu passei acima dos picos daquelas montanhas a alguma distância para o leste, e fui sobre o mar da Eritreia. (37) E quando eu havia avançado para longe, além dele, passei ao longo, acima do anjo Zateel,e cheguei ao jardim da justiça. Neste jardim eu vi outras árvores, as quais eram numerosas e grandes, e floresciam ali.

(37) Mar da Eritreia. O Mar Vermelho.

3 Sua fragrância era agradável e poderosa e sua aparência era tanto agradável quanto elegante. A árvore do conhecimento também estava ali, do qual se alguém comesse, tornava-se dotado de grande sabedoria.
4 Ela era semelhante às espécies da tamareira, dando frutos semelhantes à uva extremamente fina, e sua fragrância estendia-se a considerável distância. Eu exclamei: Que bela é esta árvore e quão deleitável é sua aparência!
5 Então o santo Rafael, um anjo que estava comigo, respondeu e disse: Esta é a árvore do conhecimento, da qual vosso antigo pai e vossa mãe comeram, os quais foram antes de ti e que obtendo conhecimento, seus olhos sendo abertos, e descobrindo que estavam nus, foram expulsos do jardim.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário