quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A Herança de Rute ("Amizade" de Deus)

Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;
Rute 1:15-16


De acordo com o relato bíblico do Livro de Rute, nos tempos em que os juízes governavam a nação de Israel, houve um período de carestia em Canaã, pelo que Noemi e seu esposo Elimeleque, bem como seus filhos Malom e Quiliom migraram-se para o país de Moabe.
Com a morte de Elimeleque, seus filhos casam-se com Orfa e Rute, mulheres moabitas. Porém, ambos os descendentes vêm a falecer, pelo que Noemi resolve retornar para Israel.
Enquanto Orfa resolve permanecer em sua terra, Rute, mesmo sendo estrangeira, acompanha Noemi e ambas seguem para a cidade de Belém.
Sabiamente, Noemi buscar aproximar Rute de Boaz, um rico parente de seu falecido esposo, que se casam e geram um filho que se chamou Obed.
Informam os últimos versos do livro de Rute que Obed teria sido criado por Noemi, vindo a ser o avô do rei Davi.
Este livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa "amizade"), a moabita, descendente de uma geneologia de origem incestuosa entre Ló e suas filhas.
Apesar de estrangeira às tradições de Israel, Rute escolheu a "melhor" parte ao cultivar a compaixão por sua sogra idosa, e por isso ouviu da boca do pai de seu futuro filho, - (Obed, avô do futuro rei  David) -, as seguintes palavras:

E respondeu Boaz, e disse-lhe: Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido; e deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conheceste.
O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.
Rute 2:11-12

Venha hoje abrigar-se também debaixo das asas do Deus de Abraão, de Moisés e de Rute, juntamente com aqueles cujo maior tesouro é sua "amizade" com Deus, em mais um programa de rádio do ministério "Destruindo Fortalezas" e desfrute do glorioso Amor de Cristo que nos foi reservado ainda antes da fundação do mundo.

Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo;
Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei.
Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Isaías 41:8-10

Junte-se a nós nestes tempos de "fome" e frieza espiritual, e alimente-se com a Graça do Nosso Pai e Deus, YHWH, que amorosamente preparou para todos nós em mais um banquete celeste das bodas do Cordeiro Yeoushua (Jesus Cristo), reservadas para os Seus amigos somente.


Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. João 3:29

Clique no link em baixo e ouça em directo (meia noite de 6ª feira dia 11, em Portugal, 20 h de 5ª feira no Brasil, 7 h pm USA:)

 http://www.blogtalkradio.com/jose-palhinhas/2013/10/10/a-herana-de-rute-amizade-de-deus

Sem comentários:

Enviar um comentário